quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5194 Dólar 5.1535

SALVADOR GANHARÁ RESIDENTES E 20 NOVOS POSTOS DE SAÚDE ESTE ANO

Redação - 21/01/2020 16:23 - Atualizado 21/01/2020

A Prefeitura vai ampliar a cobertura da atenção básica em saúde em Salvador com duas ações realizadas nesta terça-feira (21). Uma delas é a construção da Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Sussuarana I, cuja ordem de serviço foi assinada no local pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do secretário da Saúde (SMS), Leo Prates, entre outras autoridades. Também na ocasião, foi assinado o convênio com a Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf/SUS), que possibilitará a inclusão de mais 24 residentes que atuarão nos postos de saúde municipais.

De acordo com o prefeito, está prevista a inauguração de mais 20 unidades de saúde em toda a cidade até o fim de 2020. “São investimentos muito importantes. No ano passado, a atenção básica só atingia 13% da população nesta região e estamos caminhando para, no fim de 2020, chegar a mais de 54% de cobertura de saúde, saindo de nove para 53 equipes de saúde da família. Sussuarana mesmo tinha uma carência muito grande na área de saúde e a Prefeitura, entendendo isso, não só construiu um posto que funciona hoje (USF Raimundo Agripino, entregue em 2014) como vamos construir mais dois apenas aqui no bairro”, salientou ACM Neto.

Com investimento de R$1,4 milhões em mais de 600 m² de área construída, a USF Nova Sussuarana I deverá ser entregue no primeiro semestre de 2021, com capacidade para atender a 16 mil pessoas residentes na região. O investimento possibilitará o pleno funcionamento do posto, que terá quatro equipes de saúde da família e outras quatro de saúde bucal, ofertando atendimento humanizado e qualificado a crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Novos profissionais – A assinatura do convênio entre a Prefeitura e a Fesp possibilitará que os 24 residentes – sendo 12 médicos e outros 12 odontólogos – reforcem o quadro de profissionais de saúde para atender à população. Na ocasião, o secretário Leo Prates lembrou do esforço municipal em contratar médicos para consistir os postos de saúde e de que, em 2020, Salvador terá 104 residentes atuando na cidade, dentro do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde de Salvador.

“Essa é uma forma que a gestão está encontrando em consistir as nossas unidades de saúde. Tem sido feito um esforço grande – já foram realizados concurso público, chamamento pelo Reda (Regime Especial de Direito Administrativo) e contratação por pessoa jurídica e, mesmo assim, ainda faltam médicos na cidade. Sendo assim, estão sendo buscados médicos residentes, que são muito qualificados, com toda a assistência das instituições acadêmicas. Temos certeza que este será um grande passo para que o problema seja resolvido de uma vez por todas”, completou o prefeito ACM Neto.

 

Foto: Max Haack/Secom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.