BILIONÁRIOS SÃO 60% MAIS RICOS QUE DA POPULAÇÃO MUNDIAL

BILIONÁRIOS SÃO 60% MAIS RICOS QUE DA POPULAÇÃO MUNDIAL

Segundo os dados do novo relatório da organização não governamental Oxfam divulgados no último domingo, 19, os 2.153 bilionários do mundo detêm mais riquezas do que 4,6 de pessoas, que correspondem a cerca de 60% da população mundial.

O relatório, que dói compartilhado às vésperas do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, consta que essa grande desigualdade está baseada em boa medida em um sistema que não valoriza o trabalho de mulheres e meninas.  Ainda de acordo com a organização, no mundo, os homens, detêm 50% a mais de riqueza do que as mulheres.

A  pesquisa alerta que o problema deve se agravar na próxima década à medida que a população mundial aumentar e envelhecer. Espera-se que 2,3 bilhões de pessoas, entre idosos e crianças, vão precisar de cuidado em 2030, um aumento de 200 milhões desde 2015.

O estudo também aponta que governos vêm cobrando alíquotas fiscais baixas dos mais ricos e de grandes corporações, “abandonando a opção de levantar os recursos necessários para reduzir a pobreza e as desigualdades”.

Se o 1% mais rico do mundo pagasse uma taxa extra de 0,5% sobre sua riqueza nos próximos 10 anos, seria possível criar 117 milhões de empregos em educação, saúde e de cuidado para idosos.