sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

GOOGLE ATINGE VALOR DE US$ 1 TRI PELA PRIMEIRA VEZ

Redação - 16/01/2020 19:45

A Alphabet, companhia-mãe do Google, atingiu pela primeira vez o valor de mercado de 1 trilhão de dólares. A empresa chegou ao patamar trilionário na bolsa no fim da tarde desta quinta-feira 16, em um movimento já esperado pelo mercado no início da semana.

Até agora, as únicas empresas de capital aberto com este valor eram as americanas Apple e Microsoft, de tecnologia, e a petroleira saudita Saudi Aramco. A varejista Amazon também chegou a bater 1 trilhão de dólares em 2018, mas caiu nos meses seguintes e hoje vale 928 bilhões de dólares — mas pode também voltar à cifra trilionária em algum momento nos próximos meses.

As ações da Alphabet vinham em meses de alta, tendo valorizado mais de 30% ao longo do ano passado. A avaliação trilionária acontece também em um momento de transição na empresa. Em dezembro, saíram da presidência os fundadores Larry Page e Sergey Brin, de 46 anos e no comando há duas décadas. O atual presidente passou a ser o indiano Sundar Pichai, 47 anos, que comandava o Google desde 2016. Ao longo da carreira no Google, Pichai, que veio de família simples na Índia, passou por produtos de sucesso como o navegador Chrome, o pacote Drive, o Gmail e o navegador Android.

A expectativa dos investidores é que Pichai imprima ao Google uma visão mais pé no chão, em detrimento de apostas mais ousadas que os fundadores vinham fazendo. Com Page e Brin no comando, o Google apostou nos últimos anos em serviços como drones, carros autônomos e lentes inteligentes.

Os novos negócios da Alphabet fecharam 2018 com prejuízo de 3,4 bilhões de dólares, ante um lucro de 36 bilhões de dólares do Google.

 

Foto: Reprodução/Estadão

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.