Há uma estimativa de que o setor de construção será responsável pela geração de novos postos de trabalho em 2020. Isto porque, o setor está otimista com a retomada de crescimento, após amargar quatro anos consecutivos em queda. De acordo com a Câmera Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), o segmento deve fechar 2019 com crescimento de 2% – o dobro da previsão de expansão da economia, de 1%. O aumento acima do Produto Interno Bruto (PIB) não chegava a este patamar há seis anos.
Ainda segundo os dados do Cbic, a expectativa é que o crescimento este ano chegue a 3%, o que representa um potencial para criação de 150 a 200 mil postos de trabalho formais até dezembro. E este cenário deve se refletir também na Bahia, sobretudo, no segmento imobiliário.
“Importante lembrar que os três estados que mais geraram vagas na Construção, de janeiro a novembro de 2019, foram os estados que mais geraram vagas com carteira assinada: São Paulo, Minas Gerais e Bahia”, considera o presidente da CBIC, José Carlos Martins.
De acordo com Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA), 27 novos empreendimentos devem ser lançados ainda no primeiro semestre na Bahia, o que deve gerar, 7 a 8 mil empregos diretos ao longo do ano.
.