O mercado brasileiro de livros encerrou 2019 com faturamento de R$ 1,75 bilhão, o equivalente a uma queda de 6,21% em relação ao ano anterior, quando as vendas somaram R$ 1,87 bilhão. O setor também apresentou retração em volume. O número de unidades vendidas diminuiu 6,35%, saindo de 44,3 milhões em 2018 para 41,5 milhões no ano passado. Os dados integram o Painel do Varejo de Livros no Brasil, pesquisa feita pela Nielsen e divulgada pelo Snel, o sindicato dos editores de livros.
Segundo o Valor Online, o preço médio do livro permaneceu praticamente estável no Brasil. Com variação de 0,15%, o preço aumentou de R$ 42,01 para R$ 42,07 na comparação entre 2018 e 2019. A variação dos chamados ISBNs, que mostra o total de obras lançadas, indica aumento de quase 3% na comparação anual: de 344,5 mil para 354,5 mil títulos.
Em 2019, os livros do segmento “não ficção especialista”, que reúnem livros técnicos e universitários, representaram a maior parte do faturamento das editoras, com 29,8% do total da receita. Em seguida, vieram os livros de obras gerais ou “não ficção trade” (28%), os de ficção (21,8%) e os infantis, juvenis e educacionais (20,4%).
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