domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

SALLES DEMITE SERVIDORA DO IBAMA RESPONSÁVEL PELO CONTROLE DE AGROTÓXICOS

Redação - 11/01/2020 09:25

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, exonerou nesta sexta-feira a servidora Marisa Zerbetto, do Ibama, que trabalhava no setor responsável pelo controle e impacto dos agrotóxicos. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo. Zerbetto trabalhava na coordenação-geral de Avaliação e Controle de Substâncias Químicas. À Folha, a servidora de carreira disse que foi surpreendida por sua exoneração.

Fontes entrevistadas pelo GLOBO afirmaram que a demissão de Zerbetto faz parte de uma tentativa de esvaziamento do setor do Ibama responsável pela avaliação do impacto ambiental dos agrotóxicos. O mesmo movimento estaria ocorrendo na Anvisa, que mede os eventuais danos à saúde provocados pela substância.

Estas mudanças aumentariam a influência do Ministério da Agricultura (Mapa), o terceiro órgão responsável pelo registro dos agrotóxicos, que mede a eficácia das substâncias. A pasta apoia um projeto de lei, apresentado em 2018, que tenta aumentar seu poder de decisão dos registro, em detrimento à avaliação das outras entidades. O texto está parado na Câmara dos Deputados.

O governo Jair Bolsonaro liberou, entre janeiro e o início de outubro de 2019, a liberação de 382 substâncias. O Globo não conseguiu localizar Zerbetto. O Ministério do Meio Ambiente não respondeu ao pedido de entrevista até o fechamento desta reportagem.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.