quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.8149

IPHAN DIZ QUE MAM NÃO SUPORTARIA PÚBLICO DE LUAN SANTANA

Redação - 10/01/2020 08:22 - Atualizado 10/01/2020

 As críticas envolvendo a realização de grandes eventos no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) ganharam mais um capítulo nesta sexta-feira (9) e continua a render polêmica no meio cultural.

Agora, um show do sertanejo Luan Santana, que estava previsto para acontecer neste sábado (11), foi proibido pela prefeitura, depois de pedido do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que tombou o Solar do Unhão, onde fica o MAM. O evento já tinha sido autorizado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), que administra o MAM, ligado ao governo do estado.

Terreno

Segundo o Iphan, a dimensão do palco apresentada pela produtora equivale, em proporção, à Capela de Nossa Senhora da Conceição. Essa dimensão reforçaria a impossibilidade de atender o público estimado de 2.050 pessoas no terreno de 1 mil m².

A autarquia justifica que o terreno não comportaria o impacto da carga dinâmica desse público pulando ao mesmo tempo, ou ainda o efeito sonoro de altos decibéis, que poderiam provocar danos nas estruturas históricas como alvenarias, assoalhos, bens móveis e integrados, acervos, entre outros.

Além disso, diz o Iphan, a On Line Entretenimento não especificou as dimensões e quantificações de itens de montagem provisória como sanitários químicos, geradores, bares e food trucks. A apresentação de tais elementos também é necessária para a concessão da autorização.

A On Line disse, em nota, que foi surpreendida. “A produtora esclarece que realizou todos os procedimentos solicitados, mas foi pega de surpresa ao ser comunicada que o evento foi indeferido pelo Iphan. Mesmo sem ser notificada pelo Iphan e não conhecer os motivos irá acatar a decisão”, diz a nota.

Em nota, o Ipac disse que recebeu o ofício do Iphan informando sobre a não autorização para a festa Luan Sunset e que vai acatar a decisão. “Cabe ao Iphan avaliar o impacto das intervenções nos bens por ele acautelado para toda e qualquer intervenção provisória ou não. Sendo assim, o IPAC acatará a ordem do órgão em não autorizar a realização do evento neste sábado, no MAM”, diz nota.

Foto:Gil Santos/CORREIO

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.