sábado, 07 de setembro de 2024
Euro 6.2147 Dólar 5.6022

PT VIVE NOVO DILEMA COM POSSÍVEL CANDIDATURA DE MAJOR DENICE

Redação - 08/01/2020 13:24

A major Denice Santiago, criadora da Ronda Maria da Penha, começa a aparecer na bolsa de apostas para ser candidata a prefeita de Salvador na eleição de 2020 pelo PT. Com isso, a sigla vive um novo dilema após passar o ano de 2019 elaborando estratégias contando com a possibilidade do presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani, ser apoiado por Rui Costa (PT) para o pleito. O PT é o partido que conta com maior número de pré-candidatos em Salvador. Estão na disputa pela majoritária da sigla a socióloga Vilma Reis (PT), o vereador Moisés Rocha (PT), o deputado estadual Robinson Almeida (PT), o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira e a secretária de Promoção da Igualdade Racial Fabya Reis.

Internamente, a sigla reclama da demora para a definição do nome que vai enfrentar o pré-candidato do prefeito ACM Neto (DEM), Bruno Reis. A integrante da Polícia Militar da Bahia decidiu conversar com o governador Rui Costa (PT) sobre o assunto. “O governador é um grande líder”, ressaltou Denice à reportagem. A policial ressalta que, no momento, não tem intenções políticas e ligação com partidos – mas se colocou à disposição para concorrer. “Eu confio muito no governador do Estado. Não tenho pretensões políticas muito avivadas”, disse. A major também ressalta que não precisará se licenciar do cargo caso realmente entre no páreo.

O presidente do PT em Salvador, Ademário Costa, confirmou o interesse do governador da Bahia, Rui Costa, em ter a Major Denice Santiago como um dos quadros da sigla. O comandante da agremiação, no entanto, diz que a possibilidade ainda não foi discutida com a militância. “Até este momento o governador não nos apresentou essa possibilidade. Mas é real que pelo seu perfil de engajamento, em causas sociais, ele gostaria que ela fosse uma militante do PT. Enquanto isso, seguimos os nossos planos de afunilamento e decisões”, diz.

Questionado se Major Denice seria aceita pela militância, ele prefere não se posicionar. “É muito difícil analisar pessoas que não estão filiadas ao PT. Somente quando uma cidadã se oferece para o crivo da militância é que podemos entender a dimensão dessa empatia com a nossa base”, reforça. O prazo para a apresentação de candidaturas terminou na última segunda-feira, mas ao que tudo indica o debate vai se estender por mais um tempo. Vale lembrar que, nos bastidores, o comentário geral é que o senador Jaques Wagner (PT) está participando mais ativamente do debate em torno da escolha do nome do PT, diante da decepção causada pelo declínio de Bellintani. O petista quer uma estratégia mais pragmática para a escolha do candidato que vai enfrentar os calistas.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.