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PONTE SALVADOR ITAPARICA ESTÁ SAINDO GRADUALMENTE DO PAPEL

Redação - 08/01/2020 13:15 - Atualizado 08/01/2020

A segunda maior ponte da América Latina, com 12,4 quilômetros que vai ligar Salvador a Itaparica, está saindo, gradualmente, do papel para se tornar uma realidade. Ontem, o Diário Oficial do Estado publicou o resultado da concorrência Nº 009/2019 assinado pelo presidente da Comissão Especial de Licitação da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), Alexinaldo Negreiros da Silva. “Estamos cumprindo o rito do processo licitatório. O que publicamos no DO foi a habilitação do consórcio. Ainda tem a etapa da homologação e adjudicação para depois ter a assinatura do contrato”, informou, em nota, a Assessoria de Comunicação da Seinfra.

A licitação da ponte foi vencida em 13 de dezembro passado pelo Consórcio Ponte Salvador-Itaparica, formado pelas empresas: China Railway 20 Bureau Group Corporation – CR20; CCCC South America Regional Company S.Á.R.L – CCCC SOUTH AMERICA e China Communications Construction Company Limited – CCCCLTD. O grupo chinês venceu – sem qualquer concorrência – a disputa, na modalidade de concessão patrocinada das obras e dos serviços necessários à construção, operação e manutenção. Terá um ano para elaborar o projeto e outros quatro anos para construir o equipamento. A gestão e a administração será de 30 anos; o investimento de R$ 5,4 bilhões, com aporte de R$ 1,5 bilhão do Governo da Bahia.

A ponte Salvador-Itaparica está inclusa no Sistema Viário do Oeste, que também contempla a implantação dos acessos ao equipamento em Salvador, por túneis e viadutos, e em Vera Cruz, com a ligação à BA-001, junto com uma nova rodovia Expressa, e a interligação com a Ponte do Funil, que também será revitalizada. Pelos cálculos de especialistas, o tempo de deslocamento será de 100 quilômetros, beneficiando, de imediato, 250 municípios e 10 milhões de pessoas das regiões Oeste, Sudoeste, Sul e Extremo Sul. O consórcio abocanhou a licitação com R$56,2 milhões o que corresponde ao valor máximo de contraprestação a ser paga pelo governo da Bahia.

Outras notícias do Governo do Estado dão conta de que existe uma previsão de geração de sete mil empregos durante a obra. Atualmente, a travessia para Itaparica é feita através de ferry-boat, no Terminal de São Joaquim e pelas lanchas rápidas no Terminal Náutico, ambos em Salvador. Outra opção de quem quer chegar na Ilha é usar a BR-324 e ir no sentido Recôncavo Baiano.

Foto: divulgação

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