A CDL Salvador, assim como outras instituições do varejo, a exemplo da Ablos (Associação Brasileira dos Lojistas Satélites), contesta os dados divulgados amplamente sobre crescimento de até 9,5% sobre as vendas de Natal. Para o presidente da CDL Salvador, Alberto Nunes, o comércio se preparou para uma melhora no movimento deste ano, entretanto as vendas não corresponderam à expectativa, com lojistas se queixando, alguns com venda abaixo do registrado no ano anterior.
“Como em outros anos, estamos fazendo a avaliação de desempenho de mercado aqui para Salvador e até agora está bastante claro que, para a grande maioria, as vendas foram equivalentes ou até abaixo do ano anterior. Uma minoria fala em vendas melhores que 2018”, diz. Nunes afirma que essas pesquisas e mesmo sondagens não são tão rápidas para se ter números confiáveis. “Provavelmente na segunda quinzena de janeiro teremos informações mais sólidas”, explica.
As informações colhidas pela CDL Salvador, mesmo com parceiros de outras cidades do Nordeste, têm depoimentos que dizem que em muitos casos não houve filas expressivas nem nas lojas maiores. Para a Ablos, a informação divulgada de que houve crescimento de 9,5% é mera estimativa, sem amparo em pesquisa ou fonte de credibilidade que dê suporte a tal afirmação. Fazem parte da Ablos mais de 90 marcas, 350 lojas de rua e 2.150 lojas de shopping. A CDL Salvador possui aproximadamente 3.000 associados em Salvador e Região Metropolitana.
Foto: divulgação