O diretor da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, afirmou, em entrevista à Rádio Metrópole, que a chuva registrada na capital baiana na madrugada de hoje (31) chamou atenção pela sua concentração em determinadas áreas da cidade, como o bairro de Itapuã, que registrou 90 mm em apenas uma hora. Segundo Macedo, embora o volume de chuva também tenha sido significativo no bairro da Boca do Rio, onde acontece o Festival Virada Salvador, outras áreas da cidade não tiveram registros.
“Nós tivemos cerca de 100 mm em algumas localidades e a média pra esse mês de dezembro é de 50, 60 mm. É característico também do período, essas pancadas costumam acontecer, mas não de forma tão concentrada. No centro de controle da Defesa Civil, era perceptível que tinha uma ‘mancha’ em cima da Boca do Rio. Era muito concentrado. Não havia chuva, naquele momento, na Graça, por exemplo. Áreas com histórico de deslizamento de terra não tiveram registros, como a região do miolo, onde tem a prefeitura-bairro Liberdade/São Caetano. Nossos problemas se deram mais voltados à questão dos alagamentos”, disse.
O diretor ainda confirmou a previsão de mais chuvas para esta terça-feira. “Ainda hoje, nós possivelmente teremos esses 30 mm previstos. Espero que não esteja tão concentrado nas mesmas áreas, e a perspectiva é que vá dissipando com a chegada do final de semana”, disse.
Foto : Leitor/ Metro1