Natal é sinônimo de reunião de família, boas refeições, risadas e os tão sonhados presentes. Garantir que todos os entes queridos tenham pelo menos uma “lembrancinha” na data é um aspecto característico do brasileiro e, neste ano, essa situação não deve ser diferente. Um levantamento realizado pelo Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce, mostra que as compras online devem movimentar R$ 13,5 bilhões, aumento de 24% em relação ao mesmo período do ano passado.
Junto com o aumento das vendas, há uma maior tentativa de fraudes também. Segundo a ClearSale, empresa especialista em antifraude, o prejuízo evitado com fraudes deve aumentar 68% este ano em relação a 2018, totalizando R$ 257 milhões de fraudes evitadas. As categorias preferidas pelos fraudadores são: Celulares, Games e Bebidas.
O estudo da Compre & Confie, que considera o período de 15 de novembro a 24 de dezembro, mostra que o aumento das compras está relacionado principalmente ao maior número de pedidos feitos pela internet durante o período: 30,3 milhões de compras online devem ser realizadas, número 27% maior do que o registrado em 2018.
“Grande parte do crescimento é influenciado pelo sucesso da Black Friday, que apresentou um recorde de vendas via e-commerce. Às vésperas de dezembro, a data colaborou para que muito brasileiros aproveitassem as promoções como pontapé inicial para garantir os presentes de Natal”, afirma André Dias, diretor executivo do Compre&Confie.
Prova disso é o fato de que brasileiros devem gastar menos em cada compra. De acordo com o Compre&Confie, o tíquete médio previsto para a data é de R$ 445, valor 2% menor do que o registrado no ano anterior.
“Temos notado que produtos de bens não duráveis apresentaram crescimento ao longo do ano e, neste período de natal, categorias como Moda e Acessórios, além de Beleza e Perfumaria, devem ter ainda mais destaque, colaborando inclusive com a baixa do ticket médio, já que são itens de menor valor agregado”, finaliza Dias.
Imagem: Reprodução Neil Patel