O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) reduziu despesas de custeio e suspendeu contratos em 2019, gerando uma economia de R$ 31 milhões para os cofres do Estado e um aumento de R$ 40 milhões na receita da autarquia. Os resultados permitiram avanços no órgão, com destaque para a otimização dos serviços e qualificação dos servidores.
Foram realizados quase 300 mil procedimentos na Central de Atendimento do Detran-BA no SAC do Shopping da Bahia e mais de 1,2 milhão de serviços de trânsito no estado foram registrados na Rede SAC. Além disso, o Centro Interativo foi requalificado e houve investimento na preparação dos servidores, com a oferta dos cursos de capacitação em prevenção de ilícitos na administração pública e noções de licitação. Na área de fiscalização, o Detran-BA contabilizou 138 mil abordagens de pessoas e veículos, com 34 mil autuações – dos 49 mil condutores submetidos ao teste do bafômetro, cinco mil foram enquadrados na Lei Seca.
O diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, destacou o novo modelo de gestão implantado no órgão neste ano. “2019 foi um ano de muito trabalho, com o esforço coletivo da diretoria e dos servidores, para alcançarmos o equilíbrio financeiro. Conseguimos fazer mais com menos recursos, qualificando nosso pessoal e otimizando serviços. Em 2020, pretendemos ampliar as ações do departamento”, disse.
Foto: Itailuan dos Anjos/ Ascom Detran-BA