Retratar a beleza de mulheres com deficiência física e mobilidade reduzida. Essa é a proposta da exposição fotográfica Femina Aurea, que entrou em cartaz no Salvador Bahia Airport, integrante da rede VINCI Airports, no dia 19 de dezembro. Com visitação gratuita no 10 pavimento, em frente à área de check-in, a mostra traz fotografias em preto e branco, reunindo visões artísticas de seis renomados fotógrafos baianos: Dione Tonheiros, Fábio Bouzas, Flávia Cirne, Homero Carrasco, Marcelo Veras e Ricardo Sena.
Com olhar sensível e apurado, os fotógrafos captaram a beleza feminina que não se alinha com o padrão estético corporal vigente na sociedade contemporânea. A concepção e a direção artística da mostra ficam por conta da produtora de moda Ana Vitória Fonsêca. A ideia de criar o projeto surgiu a partir de um desafio vivenciado por Ana quando teve que criar uma coleção de roupas especificamente para pessoas com mobilidade reduzida e percebeu a importância de retratar esses corpos. A colunista, palestrante e consultora de imagem e comportamento Maria Medeiros assina a gestão cultural internacional.
Entre os objetivos da exposição, estão promover uma reflexão sobre o referencial de beleza atual, ampliar a representatividade das pessoas com deficiência, incentivar a valorização e o respeito à diversidade, à equidade de direitos e oportunidades e ao convívio social mais inclusivo. Uma das fotos que compõem a exposição, intitulada “Liu”, da fotógrafa baiana Flávia Cirne, já obteve inclusive reconhecimento internacional, sendo premiada e escolhida como uma das 10 ganhadoras do EDDW19, concurso internacional de fotografias: “TOGETHER FOR INCLUSION”, organizado pelo IDCC, e percorrerá a Europa ao longo do ano de 2020.
Para a gerente de comunicação do Salvador Bahia Airport, Daniela Franco, receber a exposição é mais uma prova do compromisso do Aeroporto com a promoção da diversidade, da acessibilidade e da igualdade de oportunidades. “Além disso, representa uma maneira de transformar o nosso Aeroporto num espaço vivo, com programação cultural e valorização da cultura e da arte”, acrescenta. Antes de aterrissar no Salvador Bahia Airport, a exposição já passou de forma itinerante pelo Salvador Shopping, Espaço Morar Mais, Teatro Castro Alves, Centro de Cultural da Câmara Municipal de Salvador, Prefeitura da cidade de São Paulo e Espaço Porto Salvador.
Foto: divulgação