Por: João Paulo Almeida
O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) Ricardo Alban, apresentou hoje o balanço do setor no ano de 2019. O presidente explicou que a indústria de transformação fechou o ano de 2019 com um saldo negativo de 1,5%. Para 2020 a Bahia deve crescer 1% abaixo da média nacional que deve chegar a 2,2%.
Alan explicou que existem alguns setores cruciais para a indústria da bahia que estiverem em baixa em 2020. Dentre eles destacamos o setor automotivo, o setor de petróleo e gás e o setor de celulose. “Nos não tivemos um ano em alta em setores importantes para a indústria.A Rlan com a capacidade reduzida, a Fafen parada, a indústria automotiva sem crescimento, então ficou difícil para o setor”, explicou.
O presidente ainda explicou que caso se confirme essa estimativa para 2020, a indústria de transformação vai sofrer uma perda de 15,3% da produção no acumulado de 2014 – 2019
Em termos termos de geração de emprego a indústria de transformação gerou até outubro de 2019, o setor industrial registou ganho de 21.344 empregos, sinalizando uma retomada da atividade industrial e do emprego na Bahia. A indústria da construção teve uma alta com um saldo positivo de 65,3%.
Foto: João paulo Almeida