terça, 02 de julho de 2024
Euro 6.0912 Dólar 5.6747

PSOL LANÇA HILTON PARA 2020 EM MEIO A SUPOSTO RACHA

Redação - 13/12/2019 09:07

O deputado estadual Hilton Coelho foi lançado ontem como pré-candidato do PSOL a prefeitura de Salvador em 2020. O parlamentar é alçado na corrida eleitoral em meio ao rumor de um suposto racha interno. Na última segunda-feira, o militante Raimundo Calixto surpreendeu ao também lançar uma pré-candidatura em evento na Associação Protetora dos Desvalidos (SPD), em Salvador.

Questionado se há divisão na agremiação, Calixto se posicionou. “Na verdade, é uma disputa interna. Para a gente exercer a democracia dentro do partido. O companheiro Hilton é um bom nome para cidade, mas nós do coletivo Travessia queremos fazer esse debate interno para apresentar a melhor proposta para a cidade”, declarou.

Calixto também avalia “de forma bastante positiva” o partido ter dois nomes. “Hoje, Hilton aparece nas pesquisas com um número razoável, aceitável, para a situação no momento. Hilton é um deputado, um dos deputados com maior atuação na nossa Assembleia Legislativa, foi um bom vereador. Então, é normal que o nome dele apareça e que apareça bem pontuado, isso é bom para o partido, que a gente vai oxigenando nossa base e quando definirmos qual é o candidato, já sairemos com um bom percentual de aceitação”, avaliou.

Questionado sobre Calixto, por sua vez, Hilton ponderou: “Para nós que temos uma vocação para o debate político, é muito importante, cada um vai falando sobre sua trajetória. O companheiro Calixto, assim como outros militantes muito qualificados que o PSOL tem em Salvador, obviamente tem uma contribuição para dar sobre esse olhar. De alguma forma, se relaciona com o conjunto de lideranças específicas da cidade, que para nós é importante envolver no debate. Salvador é uma cidade complexa, com muitas contradições e só um debate político aprofundado pode dar consistência para ter um programa e principalmente construir uma sinergia com essa população, se tratando de transformação”.

O vereador Marcos Mendes, por sua vez, é entusiasta da candidatura de Hilton. “Acho que é uma pré-candidatura muito forte, com apoio muito grande dos educadores e educadoras, da área de saúde e dos movimentos sociais. Então, acho que ele entra muito forte e há uma perspectiva muito forte de ir ao segundo turno”, avaliou Mendes, para a reportagem. Segundo o edil, a sigla sairá coligada com a Unidade Popular Pelo Socialismo e e conversa para coligar com o PCB. “A gente está aberto para discutir com partidos que têm a mesma perspectiva programática que temos”, afirma.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.