O Consórcio Ponte Salvador Itaparica será o responsável pela obtenção das licenças ambientais que permitirão a construção da estrutura. Vencedor da licitação para construir o equipamento, o grupo formado por três empresas chinesas terá o prazo de um ano para pleitear a documentação enquanto realiza projeto executivo. Segundo a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) informou ao portal A Tarde, a Seplan (Planejamento) apresentou ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) um estudo de impacto ambiental e solicitou a licença prévia, que foi expedida em junho de 2016.
“Caberá ao consórcio vencedor, durante o primeiro ano da elaboração do projeto de construção da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica, obter a licença ambiental de implantação e, para isso, terá que seguir as recomendações impostas pelo Governo do Estado por meio do Inema”, explica a nota da Seinfra.
O governador Rui Costa também já havia dito que a implantação da ponte está em consonância com a legislação dos municípios envolvidos no projeto. “Estamos trabalhando com o PDDU [Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano] dos municípios do outro lado, foi discutido com as câmaras municipais. Além do projeto da ponte, há todo um projeto de investimento em água e esgoto e de preservação do meio ambiente”, disse.
Foto: Divulgação