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VENDAS DE COMBUSTÍVEIS E VESTUÁRIO PUXAM ALTA DO VAREJO BAIANO

Redação - 11/12/2019 12:15

Em outubro deste ano, o volume de vendas aumentou em 4 das 8 atividades do varejo restrito (que exclui os segmentos de automóveis e materiais de construção), na Bahia, na comparação com o mesmo mês de 2018.

Com os maiores avanços, os segmentos de combustíveis e lubrificantes (13,7%) e tecidos, vestuário e calçados (9,5%) foram também, nessa ordem, os que mais contribuíram para o resultado positivo do varejo em geral no mês, no estado.

Com o sexto aumento seguido, o setor de combustíveis vem mês a mês se recuperando, depois de pouco mais de um ano e meio de quedas ininterruptas nas vendas. Já a atividade de vestuário teve o segundo crescimento consecutivo.

Por outro lado, o segmento com maior queda nas vendas em outubro, na Bahia, foi o de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-22,1%), que voltou a recuar depois de ter avançado em setembro. Dada a magnitude da retração, o setor teve o segundo maior impacto negativo no desempenho geral do varejo do estado no mês.

Só perdeu, em termos de contribuição negativa, para os hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,3%), que, apesar da queda mais discreta, foram o segmento que mais puxou o varejo da Bahia para baixo em outubro, em razão de ter o maior peso na estrutura do comércio no estado. As vendas nos supermercados caíram pelo terceiro mês seguido. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada hoje pelo IBGE.

 

Foto: Reprodução/ PA Midia

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