sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5402 Dólar 5.1615

FIEB ACREDITA QUE INDÚSTRIA DA BAHIA DEVE FECHAR O ANO EM LIGEIRA QUEDA

Redação - 10/12/2019 13:00 - Atualizado 10/12/2019

Por: João paulo Almeida 

A produção industrial brasileira cresceu 0,8% em outubro, na comparação com setembro, divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta é a terceira alta mensal seguida e o melhor resultado para outubro desde 2015, quando houve avanço de 1,5%. Na comparação com outubro do ano passado, a indústria avançou 1%, resultado um pouco mais fraco que o de setembro (1,1%), quando interrompeu 3 meses consecutivos no vermelho na comparação inter anual. Já no acumulado do ano, o setor industrial ainda cai 1,1%.

Em contato com o portal Bahia Econômica, Ricardo Kawabe, gerente de Estudos Técnicos da FIEB afirmou que a alta da indústria extrativa é um sazonalidade do momento. “Dados apontam para um movimento positivo na Indústria apenas nos setor de extração mineral, puxado pelo petróleo, e da Construção, após vários anos de queda. Dados do PIB do 3º trimestre, recém-divulgados, mostram bons sinais de retomada da economia, do consumo, mas, que ainda não chegaram ao setor industrial como um todo, ou à Indústria de Transformação, em específico”, explicou.

Em relação ao ano o gerente explica que o segmento industrial deve ter um ano de alta no Brasil com ligeira queda na indústria da Bahia e para 2020 ele diz. “Tendo em conta os dados recentes do PIB trimestral, além de dados positivos na geração de emprego, queda na taxa de juros, acreditamos que a indústria registrará crescimento no próximo ano, no Brasil e na Bahia”, explicou.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.