quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

VEJA DICAS PARA TROCAR DE EMPREGO E NÃO TER PROBLEMAS

admin - 05/12/2019 07:26

Quem está infeliz no trabalho e pretende mudar de emprego precisa refletir sobre os motivos de sua insatisfação e avaliar bem as propostas para não cair na mesma situação e acabar tendo novo desgaste na carreira. “É preciso ter em mente que mesmo o emprego dos sonhos tem seus dias ruins. Não é sempre que você vai estar feliz. Há momentos de maior ansiedade e mais desgastantes. É nesta hora que você deverá tentar analisar a situação de fora”, diz Mylena Cuenca, headhunter na consultoria de recrutamento e seleção Trend Recruitment.

  • Mylena elenca perguntas que devem ser feitas pelo profissional antes de tomar alguma decisão:
  • Estou infeliz por causa do atual momento de alta demanda que está me sobrecarregando ou com todas as funções e responsabilidades do meu emprego?
  • Estou incomodado porque estagnei e não busquei novos desafios ou porque não me proporcionam novos desafios?
  • Será que essa empresa tem sérios problemas de gestão que não estão ao meu alcance e o melhor é procurar outro emprego?

Segundo ela, essas perguntas são importantes para se conhecer e diagnosticar as causas da infelicidade no emprego, além de ser parte de um processo maior de aprendizado, necessário para o crescimento profissional. Por isso, o autoconhecimento é a maior aliada na carreira. “Depois de identificar onde está a falha, fica muito mais fácil tomar a melhor decisão e procurar oportunidades profissionais e empresas que tenham mais a ver com você. É importante estarmos felizes com nossos empregos, já que boa parte dos nossos dias são dedicados a eles”, observa.

Mylena ressalta que, ao mesmo tempo em que as companhias esperam alto desempenho e produtividade de seus empregados, os trabalhadores buscam ser mais reconhecidos e realizados com o que fazem, por uma remuneração adequada e com mais qualidade de vida. O grande desafio é justamente achar o equilíbrio das expectativas de cada lado. A recrutadora alerta que toda empresa tem uma cultura e uma forma de organização interna, e muitos candidatos ainda não pesquisam sobre isso antes de concorrer a uma vaga. Segundo ela, isso é determinante para o profissional poder avaliar se está tomando a decisão certa para a sua carreira.

Como está a avaliação da empresa no mercado de acordo com os profissionais que passaram por ela? Dê uma olhada sobre o que os ex e/ou atuais funcionários falam sobre a empresa em sites especializados que trazem as avaliações dos profissionais. Procure ler sobre a empresa em publicações de negócios na mídia, em diferentes veículos. Seja questionador e faça perguntas durante a entrevista para que entenda exatamente onde está entrando e qual tipo de expectativa você pode ter. Trata-se de em um ambiente descontraído de uma startup, por exemplo, ou uma companhia mais conservadora? Você se encaixaria nesse ambiente?

Avalie o entorno onde está sendo entrevistado, como as pessoas te recebem e até como se vestem e tente se imaginar naquela rotina. Seria um lugar em que você se sentiria acolhido? O lugar desperta em você coisas positivas? Você gosta do jeito como o seu entrevistador te recebe e conversa com você? Essa identificação com o ambiente é extremamente importante.

Pela descrição do desafio, da empresa, da equipe, você sente que é a pessoal ideal para a vaga? Você se sentiu confortável?

Converse com ex-funcionários. Se você não conhece ninguém que tenha trabalhado na empresa, procure esses contatos em redes sociais como LinkedIn.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.