sexta, 03 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

EXPOSIÇÃO DE CORPO PRESENTE ABORDA O MACHISMO PRESENTE NO CATOLICISMO

Redação - 04/12/2019 09:16

A exposição “De Corpo Presente” será aberta nesta quinta-feira (05/12), no Museu de Arte da Bahia, e vai até 05 de janeiro de 2020. A mostra da fotógrafa Rose Nascimento aborda a invisibilidade e o papel figurativo da mulher na hierarquia católica para entender o motivo da domesticidade feminina atualmente dentro da instituição religiosa. A vernissage começa às 19h.

Numa visão estreita, preconceituosa e machista da igreja, permanece ainda a ideia de que apenas o masculino possui a capacidade de intermediar a ligação dos outros seres humanos com o transcendente. A mulher que, devido à sua “posição inferior” na escala da criação, não pode nem saberia, na perspectiva cristã, desempenhar qualquer tarefa de mediação e poder. Assim, ao colocar as mulheres num patamar religioso e social de subordinação, a igreja sustenta a construção de gênero fraco e dificulta a liberdade da mulher a partir de pesos mantidos pela opressão do pecado, ação que impossibilita as discussões sobre uma possível construção social das ideias e definições de gênero.

Embora as estatísticas comprovam que as mulheres estão à frente de movimentos pastorais, são dirigentes de grupos legitimamente aceitos por outros fiéis, que majoritariamente também são mulheres, representam o público mais fiel, assíduo, numericamente superior aos homens em presença no que tange aos acontecimentos dentro da instituição Católica, e tendo em vista as inúmeras transformações – culturais, históricas, econômicas e políticas – não terá chegado o momento delas estenderem suas conquistas na esfera religiosa?

Serviço:
O quê: Exposição “De Corpo Presente”
Quando: De 06 de dezembro a 05 de Janeiro de 2020
Onde: Museu de Arte da Bahia Av. Sete de Setembro, 2340 – Corredor da Vitória – Salvador
Contato: 71 9934-2594

Foto: Reprodução -Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.