As fiscalizações da Operação Black Friday, da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) foram encerradas na última sexta-feira (29). De acordo com o balanço divulgado nesta terça-feira (3) pelo órgão, foram autuadas um total de 14 lojas, entre elas três virtuais, durante um mês de operação. Antes da operação, o Procon-BA realizou coleta de preços nos estabelecimentos para fazer o comparativo e identificar as possíveis irregularidades. O objetivo da operação foi coibir as práticas fraudulentas, falsos descontos na precificação e mercadorias expostas sem preço visível. “Realizamos uma série de visitas aos principais centros de compra e locais de comércio de rua, em Salvador, ampliando o número de estabelecimentos fiscalizados. Aqueles que foram autuados responderão a processo administrativo e constatada a irregularidade poderão ser multados”, afirmou o diretor de Fiscalização do Procono-BA Iratan Vilas Boas.
Mesmo após as fiscalizações, os consumidores poderão acionar o Procon-BA para reclamações oriundas da Black Friday, em casos como produtos quebrados, faltando peças, descumprimento na entrega, entre outros. Em caso de irregularidade, os consumidores podem denunciar através do aplicativo Procon BA Mobile, pelo e-mail ([email protected]) ou presencialmente no posto central do órgão.
Foto: Michele Brito/SJDHDS