quarta, 24 de abril de 2024
Euro 5.5048 Dólar 5.1322

OLIVIA SANTANA CRITICA ESCOLHA DE BOLSONARO PARA FUNDAÇÃO PALMARES

Redação - 03/12/2019 11:44

A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) declarou hoje, que o novo presidente da Fundação Palmares, Sergio Nascimento de Camargo, é o “pior resultado que o racismo é capaz de produzir”, já que se trata de uma pessoa negra que incorpora o racismo. Ela cita a obra do psiquiatra Frantz Fanon, que analisou as consequências psicológicas da colonização e aborda a manipulação racista.

“Sérgio Camargo é o pior resultado que o racismo é capaz de produzir, que é invadir a mente do oprimido e fazer essa alteração, essa manipulação. Sempre quando vejo esse rapaz, lembro do que diz Frantz Fanon, que escreveu nos anos 50 um livro chamado ‘Peles Negras, Máscaras Brancas’, que falava do que o sistema racista é capaz de fazer com a população negra, porque nos atinge em todas as dimensões, inclusive na dimensão psicológica”, lembra a parlamentar.

Olívia afirma que, com isso, Sergio Camargo acaba incorporando e agindo a favor do sistema racista. “Infelizmente, algumas pessoas sucumbem ao racismo de maneira muito vil, que é incorporar e legitimar o racismo. Portanto, uma pessoa negra que incorpora o racismo vai agir no sentido de sabotar seus irmãos e seus iguais, de negar direito a igualdade, porque se sente como alguém que é inferior e precisa agir a favor desse sistema que é contraditoriamente de dominação”, argumenta.

Para a deputada, ele é “desserviço à Fundação Cultural Palmares e à população negra brasileira”. “A luta contra o racismo não interessa apenas a nós, negras e negros, mas interessa o país. O país precisa se resolver em relação a essa questão, que nos perturba até os dias atuais. Em pleno século XXI, ainda temos que conviver com o racismo, em um país que teve mais de 350 anos de relações escravocratas e coloniais”, critica. As informações são do portal Metro 1 e da rádio Metrópole.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.