sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8331

1ª PARCELA DO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO DEVE SER PAGA ATÉ HOJE

Redação - 29/11/2019 07:00

A primeira parcela do décimo terceiro salário deve ser paga pelas empresas até hoje (29), data em que a Caixa também paga o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os nascidos em agosto e que acontece a Black Friday. Que tentação de gastar tudo no impulso aproveitando as promoções do dia, hein? Mas especialistas sugerem planejamento para fazer o dinheiro render.

Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que, neste ano, 32% dos brasileiros vão utilizar o décimo terceiro para adquirir presentes e 24%, para poupar ou investir os recursos. Na sequência, os trabalhadores vão usar a grana extra para ajudar nas comemorações de Natal e Ano Novo (22%) e pagar dívidas em atraso (15%). Há ainda os que vão priorizar o pagamento de contas básicas, como água e luz (15%), e os que vão realizar alguma viagem (14%).

Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o cenário econômico pouco melhor do que em anos anteriores pode estimular uma disposição maior dos brasileiros para ir às compras com o 13º salário. “O país se recupera lentamente da crise e ainda sofre com os efeitos negativos da recessão, como desemprego elevado e renda comprimida. Ainda assim, o período mais agudo das dificuldades já foi superado, o que de certa forma, pode estimular um otimismo maior dos brasileiros na hora ir de ao consumo”, afirma.

Mas, afinal, qual o melhor jeito de usar o décimo terceiro salário? A prioridade deve ser quitar ou renegociar dívidas em atraso. “Se o consumidor tem apenas uma dívida em aberto, é mais fácil resolver o problema com a chegada deste dinheiro extra. Caso exista mais de uma, a regra geral é priorizar as dívidas que têm os juros mais altos como, por exemplo, cheque especial e cartão de crédito”, afirma Marcela.

Já quem não tem dívidas em atraso deve usar o décimo terceiro para formar uma reserva de emergência, um dinheiro para ter à disposição se acontecer algum imprevisto sem precisar se endividar. Esse deve ser o primeiro investimento de qualquer investidor, antes de aplicar o dinheiro para a aposentadoria ou para realizar qualquer sonho.

O ideal é guardar um valor equivalente entre três e seis meses de renda, mas qualquer valor serve para começar. “Guardar parte ou todo o 13º salário pode ser o pontapé inicial para se ter uma vida financeira saudável. As pessoas podem, por exemplo, estabelecer um percentual do salário mensal que ficará guardado todo o mês. É importante que essa quantia não comprometa as finanças do mês e seja um valor possível de guardar”, aconselha Everton Lopes, economista e especialista em educação financeira da Fundação Sicredi.(o globo)

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.