Após um dia de chuva intensa em Salvador, o prefeito ACM Neto convocou uma coletiva, na tarde desta terça, 26, na qual comentou as intempéries sofridas pela capital baiana.
“Nunca registramos um acumulo tão grande, 170 mm em 3 horas. Tivemos um pico de 258 mm na região da Liberdade e São Caetano. Obvio que mudamos o nível de alerta para de risco muito alto, eu autorizei o acionamento das sirenes em 10 das 11 regiões da cidade. Exatamente porque houve um acumulo de chuva que obrigava a prefeitura a acionar esse sistema”, explicou.
Sobre os alagamentos, Neto falou sobre a região do BRT, uma das mais críticas nesta terça chuvosa, mas que após a obra o problema será sanado definitivamente. “Na Avenida ACM, onde existe a obra do BRT, já sabíamos desse risco no período de execução da obra, o canal não está com o mesmo funcionamento, mas é bom lembrar que essa obra vai resolver o problema de alagamento naquela área de maneira definitiva”, explicou.
Até as 15 horas de hoje, a Defesa Civil registrou mais de 240 ocorrências nesta terça (26). Segundo Neto, quase 300 pessoas foram retiradas de suas casas, por risco de desabamento. “Não tivemos nenhuma vítima fatal, graças a Deus, mas fizemos o acolhimento de 275 pessoas, entre elas 183 adultos e 92 crianças. Atualmente a prefeitura acolhe 2.125 pessoas. Todas recebem o aluguel social, o importante é lembrar as pessoas que elas não devem insistir em permanecer em suas casas”.
Foto: Adilton Venegelores/ Ag. A Tarde