O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou na manhã desta segunda-feira que o país precisará investir cerca de R$ 450 bilhões em novos projetos de geração e transmissão de energia até 2029. Com o investimento, o crescimento estimado em geração será da ordem de 25% e, na transmissão, de 39% em dez anos.
— Para que isso aconteça, temos trabalhado para atrair investimentos e identificar os custos e benefícios das diversas fontes de geração de energia. A visão estratégica que estamos seguindo consiste em investir ainda mais na diversificação de nossa matriz energética, aumentando a oferta de fontes renováveis e limpas — disse o ministro, que participa de seminário sobre perspectivas e desafios da infraestrutura no Brasil na Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio.
O ministro destacou ainda que, a partir de janeiro do próximo ano, será implementado o Renova Bio, que visa ao aumento do uso dos biocombustíveis por meio da expansão de sua produção. O programa deve possibilitar a redução da emissão de 22 milhões de toneladas de CO2. Bento Albuquerque ressaltou também o crescimento da produção de petróleo no pré-sal e lembrou que o recente leilão do excedente da cessão onerosa vai estimular ainda mais a produção.(O globo)
Foto: divulgação