quinta, 02 de maio de 2024
Euro 5.5695 Dólar 5.194

“AINDA ESTAMOS MUITO LONGE DE UMA REAL DEMOCRACIA RACIAL”, DIZ ATOR JORGE WASHINGTON

Redação - 22/11/2019 09:24

Para além das diversas comemorações que acontecem por conta do Dia da Consciência Negra em Salvador e em todo o Brasil, a data também é cercada por uma série de reflexões sobre a vivência e a experiência de ser negro em um país que traz a marca da escravidão na história de sua formação populacional. Uma dessas questões se refere aos discursos que questionam a existência de uma democracia racial entre a população brasileira, tese que foi sustentada culturalmente por muito tempo e que vem sendo constantemente debatida pelos movimentos negros.

Dono de uma trajetória que aliou por quase 40 anos a militância e os palcos, o ator Jorge Washington, 56, aponta que, apesar dos avanços conquistados através de muitas lutas travadas por esses movimentos, o Brasil ainda está muito longe de uma real democracia racial. Durante uma entrevista ao Portal A TARDE, nesta quarta-feira, 20, o artista alertou para os perigos de um retrocesso dos direitos adquiridos pelos negros ao longo dos anos, apontando para a necessidade de suas demandas serem debatidas para além da ocasião do Novembro Negro.

“Temos muito a comemorar, mas estamos ainda muito longe de uma real democracia racial. Os processos de luta são muitos. Há muitos avanços, como o sistema de cotas, por exemplo, em que as universidades têm conseguido um equilíbrio, mesmo longe do ideal. Há um retrocesso batendo na nossa porta, mas temos resistido por conta de todo o processo de afirmação que o Movimento Negro vem pregando. Outro fato é o 20 de novembro ser comemorado como Dia da Consciência Negra, e não o 13 de maio, que tinha a Princesa Isabel como grande figura do povo negro. Hoje, temos a figura de Zumbi dos Palmares, de Dandara dos Palmares e várias outras como símbolo de resistência. É uma discussão que deve ser feita no cotidiano, não só em um dia e em um mês”, pontuou.

*Foto: Reprodução – Thais Seixas- Ag. A. Tarde

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.