sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

FÁBRICA DE ÁGUA DE COCO DEMITE 300 FUNCIONÁRIOS NA BAHIA

admin - 19/11/2019 08:29

Um anúncio de demissão em massa pegou de surpresa, na semana passada, cerca de 300 funcionários do grupo Aurantiaca, detentor da empresa de água de coco da marca Obrigado, que tem 450 empregados em Conde, no Litoral Norte baiano, informa o Correio. A empresa possui duas fazendas na região de Conde, onde é feito o cultivo dos cocos. Juntas, elas somam quase 7 mil hectares com cerca de 400 mil coqueiros plantados.

A baixa na empresa pode abalar o protagonismo da Bahia, que tem a maior produção do fruto do país, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2017, o estado representou 22% do mercado nacional, ficando atrás apenas do Ceará (18%) e Sergipe (17%).

“Essa história parou a cidade. Depois do anúncio do fechamento, já caiu o movimento no comércio. Tinha gente que vinha de fora para trabalhar aqui. Quem tinha aluguel de casa, vai desalugar”, conta um ex-funcionário, que prefere não se identificar.  Segundo ele, pessoas de municípios vizinhos, como Salvador, Feira de Santana, Alagoinhas e Esplanada, mudavam-se para Conde para trabalhar na fábrica.

A direção da Obrigado nega que a fábrica tenha fechado e fala em pausa. De acordo com Adriano Meyer, diretor da marca, o mercado nacional não respondeu como esperado e não oferece mais resultados para manter o modelo de negócio. A empresa então optou por uma reestruturação e decidiu parar a unidade fabril durante os próximos três a seis meses.

“Com essa reestruturação fizemos algumas mudanças e decidimos alterar o nosso foco para o mercado externo, vendendo os produtos para a Europa, Estados Unidos e Canadá. A nossa unidade fabril está se adaptando às regras do mercado exterior. Além disso, ao longo desse tempo de atividades, houve um desequilíbrio no fluxo de caixa e estamos precisando reequacionar”, justificou Meyer.

 

Foto: Divulgação/ Obrigado

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.