Para entrar no mercado, o novo empreendedor precisa estar atento a cinco diferentes visões sobre o empreendedorismo: Diversidade, Público e Social, Gestão de Negócios, Negócios Digitais e Comunicação e Cultura. Os temas foram escolhidos para serem discutidos durante o ‘Empreender o Futuro’, evento gratuito promovido pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EAUFBA), que teve início nesta segunda-feira (18) e vai até esta sexta (22).
O evento marca o início da Semana Global do Empreendedorismo, que também começou nesta segunda-feira (18), mas terá duração até domingo (24), e que também faz parte da comemoração dos 60 anos da EAUFBA. As atividades são abertas a alunos e público externo, com emissão de certificados. Inscrições e informações estão disponíveis no site do evento.
De acordo com a professora Isabel Sartori, coordenadora geral do Núcleo de Extensão em Administração (NEA) e uma das organizadoras do evento, o Empreender o Futuro foi pensado para trazer a vivência empreendedora através do olhar plural dos novos empreendedores, com um evento voltado para uma área específica em cada dia da semana.
Os participantes contarão com palestras, oficinas, debates, exposições e trocas de experiências com profissionais e especialistas na área que irão aguçar para os alunos e público externo um diferente formato de empreendedorismo.
“A ideia é demonstrar o empreendedorismo de uma forma plural, vamos dar o enfoque temático em assuntos que nem sempre estão levantados nas semanas tradicionais, mas de uma forma diversa. Vamos trazer vários ex-alunos, parceiros da casa e parceiros futuros. Desses, nós orientamos que não existe uma só resposta de como se empreender no futuro, é algo bem diverso, e o ideal é que eles procurem a sua identidade, algo que tenha relação com Salvador, com a Bahia, com o nosso povo, a nossa região como um todo, para que se consiga uma valorização maior do que temos e para mostrar para o mundo no futuro”, contou Isabel.
Os empreendedores inscritos podem ainda utilizar o espaço da EAUFBA para exposições de seus stands de empresas e iniciativas locais.
“Existem potenciais de vários nichos que não estão sendo levantados hoje em dia, mas que, com muita força e ajuda da coletividade, a gente consegue ter uma visibilidade maior para um futuro. A ideia é empreender o futuro, trazendo em cena muitos alunos e iniciativas estudantis, alunos empreendedores e ex-alunos, que trazem seus negócios como cases, mostrando como eles atuam e podem atuar”, completou Isabel.
*Foto: Reprodução – Mauro Akin Nassor/CORREIO