domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

NOVEMBRO NEGRO: PROGRAMAS DA GLOBO IRÃO ABORDAR REPRESENTATIVIDADE E RACISMO NO ESPORTE

Redação - 14/11/2019 11:15

O racismo no esporte infelizmente se tornou pauta frequente nos noticiários. E mesmo os atletas que não sofrem com racismo de forma explícita, lidam com a falta de apoio financeiro e emocional, carecem de representatividade e reconhecimento.

Dois dos principais programas de esporte da TV aberta, Globo Esporte e Esporte Espetacular, da Globo, terão reportagens especiais dedicadas ao Mês da Consciência Negra.

O jornalista e lutador profissional de Karatê Diego Moraes, o “Diego San”, está envolvido no conteúdo.

No Esporte Espetacular, Diego fará uma reportagem especial dentro do seu quadro “Diego San: repórter carateca” que está na terceira temporada.

“Eu tenho corrido no circuito mundial de Karaté há quase dois anos e eu tenho percebido a falta negros. A gente tem 35 federações brasileiras de esportes olímpicos e dessas nenhum presidente é negro. Somos a maioria da população, mas a minoria em lugar de comando e de alto rendimento”, detalha Diego.

No Esporte Espetacular será a primeira vez que Diego abordará o tema representatividade negra por meio da sua batalha pessoal para uma vaga na Olimpíada de Tóquio em 2020.

“Pela primeira vez eu vou falar sobre a minha percepção dentro desse esporte de alto rendimento. São poucos atletas negros competindo em alto nível individualmente, com exceção do atletismo”, explica Moraes que se emocionou com experiência de estar em Berlim, mesma terra onde , em 1936, o atleta Jesse Owens ganhou 8 medalhas em plena era Hitler: “ Parecia que eu estava revivendo a história do Jesse que nos representou, mesmo ele não sabendo na época da importância disso”.

No Globo Esporte, o jornalista será um dos personagens de um especial sobre representatividade. Com eles outros importantes atletas negros que participaram da história do esporte nacional, como Aída Santos, Daiane dos Santos, Márcio Chagas e Edvaldo Valério.

*Foto: Reprodução- TV Globo

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.