quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.0901 Dólar 5.833

NO BRICS, RÚSSIA E CHINA CRITICAM PROTECIONISMO AMERICANO

Redação - 14/11/2019 07:11

Os presidentes da China e da Rússia encerraram o fórum empresarial do Brics (sigla formada por Brasil , Rússia, Índia , China e África do Sul ) criticando o crescimento de medidas protecionistas no mundo. O chinês Xi Jinping afirmou que o protecionismo é uma ameaça ao crescimento global e cobrou a remoção de barreiras comerciais. Já o russo Vladimir Putin disse que os países não podem se deixar abater por essa onda de restrições, segundo ele causadas pelo desaquecimento da economia internacional. Ao encerrar os discursos, Jair Bolsonaro , por sua vez, preferiu ignorar o tema.

A China está em uma guerra comercial com os Estados Unidos — país considerado uma prioridade nas relações com o Brasil por Bolsonaro. A tensão entre as duas potências teve uma trégua semana passada, quando as duas economias concordaram em cancelar, em fases, as tarifas impostas mutuamente. Embora busque um alinhamento com os EUA , o Brasil tem na China seu principal parceiro comercial: os asiáticos compraram mais de 27% das exportações brasileiras entre janeiro e outubro.

Durante seu discurso, Xi destacou a abertura do mercado chinês e disse que o crescimento de seu país representa uma oportunidade para o restante do mundo. “Com a nova rodada de transformações industriais e tecnológicas, os motores de desenvolvimento estão nos ajudando a aumentar a produtividade e avançar nas áreas sociais e econômicas. No entanto, o crescente protecionismo e as ameaças no mundo estão ameaçando o comércio internacional e o investimento internacional”, enfatizou o presidente da China.

Xi cobrou ações para aumentar a integração entre os países. O discurso ocorreu no mesmo dia em que o ministro da Economia, Paulo Guedes , revelou que o governo brasileiro estuda criar uma área de livre comércio com a China. “O senhor já nos apresentou algumas sugestões muito boas para remover barreiras comerciais, aprofundar a cooperação digital. Todas essas sugestões refletem as aspirações da comunidade empresarial e deveriam se tornar uma prioridade para nossos países do Brics”, disse Xi.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.