sábado, 05 de abril de 2025
Euro 6.40205 Dólar 5.8539

COMISSÕES APROVAM AUDIÊNCIA PARA HIDRÔMETROS PELO ESTADO

Redação - 14/11/2019 07:34

A portaria do Inema que estabelece critérios para instalação de hidrômetros e monitoramento de saída de água, em poços artesianos do estado será tema de audiência pública a ser realizada na Assembleia Legislativa da Bahia pela Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Turismo, presidida pelo deputado Pedro Tavares (DEM) e pela Comissão de Agricultura, conduzida pela deputada Jusmari Oliveira (PSD). A data para realização da reunião ainda será confirmada.

Os parlamentares acordaram sobre a necessidade de aprofundamento do debate para esclarecimento da portaria, que despertou questionamentos entre os agricultores e produtores rurais do interior do estado.

Tavares citou que não houve um debate em torno da questão, sendo assim, a audiência conjunta será uma oportunidade para esclarecimentos. A reunião vai contar com a participação de comitês de bacias, ongs, órgãos ambientais, além dos produtores rurais e representantes do Inema.

“É preciso que o Inema esclareça o motivo da portaria, quais as faixas que serão atingidas e as consequências. Queremos saber se a medida chegará ao pequeno produtor, lembrando que a maioria passa por dificuldades para sobreviver e a instalação dos hidrômetros pode representar mais um custo”, afirmou.

O presidente da Comissão de Infraestrutura lembrou que a maioria teme que o decreto gere mais cobranças pelo uso da água. “Se isso representar o primeiro passo para cobrar a água sou contra”, frisou.

A deputada Jusmari também ressaltou que a audiência pública será uma oportunidade para que todos os interessados possam discutir de forma transparente o alcance da portaria do Inema. “O objetivo é ouvirmos as reivindicações de todos e discutirmos o tema de forma aprofundada para que não fique qualquer dúvida sobre o assunto”, acrescentou. (Políticos do sul da Bahia)

Foto: políticos do sul da Bahia

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.