O ex-presidente boliviano Evo Morales, que renunciou no domingo, postou no Twitter, na noite desta segunda-feira, 11, que estava “partindo rumo ao México”. “Irmãs e irmãos, parto rumo ao México, agradecido pelo desprendimento do governo desse povo irmão que nos concedeu asilo para proteger nossas vidas. Dói sair do país por razões políticas, mas sempre estarei à disposição. Em breve, voltarei com mais força e energia”, escreveu Evo (na tradução livre).
O anúncio ocorre após a imprensa local informar que um avião militar mexicano pousou na região central de Cochabamba para levar o ex-presidente ao México. “Evo Morales já está no avião do Governo do México enviado para garantir sua transferência segura para nosso país”, confirmou o chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, no Twitter. Evo, que renunciou em meio a uma grave crise após as eleições de outubro, aceitou a oferta de asilo do México, como informou o chanceler mexicano mais cedo. O comandante das Forças Armadas informou antes que o Exército irá atuar junto com a Polícia para conter os novos protestos.
“Informamos que há alguns momentos recebemos uma chamada do presidente Evo Morales mediante à qual respondeu ao nosso convite e solicitou verbal e formalmente o asilo a nosso país”, informou o chanceler em uma entrevista coletiva. O chanceler informou que o asilo foi concedido porque “sua vida e integridade correm riscos”. Ele explicou que negociaria com as autoridades bolivianas sobre essa decisão para que concedessem um salvoconduto ao ex-presidente e garantias de que “sua vida, integridade pessoal e liberdade” não seriam colocadas em perigo”.
Foto: divulgação