segunda, 17 de junho de 2024
Euro 5.8178 Dólar 5.4277

VEJA A REPERCUSSÃO INTERNACIONAL DA LIBERTAÇÃO DE LULA

Redação - 09/11/2019 10:20

O ex-presidente  Luiz Inácio Lula da Silva  — que estava preso desde abril de 2018 na sede da Polícia Federal em Curitiba — foi solto na tarde desta sexta-feira (8/11). Ele se beneficiou da mudança de entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre prisão após condenação em segunda instância. Na noite de quinta-feira (7/11), o STF decidiu, por 6 votos a 5, que a prisão de pessoas condenadas pela Justiça só deve ocorrer após o esgotamento de todos os recursos possíveis — o chamado trânsito em julgado. Além do ex-presidente, há outros 4.895 réus que poderiam potencialmente se beneficiar, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Minutos antes de sua saída, o termo “Lula” liderava o ranking dos temas mais falados no Twitter mundial. Políticos também comentaram sua soltura em redes sociais. Os principais jornais e veículos da imprensa internacional noticiaram a soltura do ex-presidente. O jornal britânico The Guardian colocou uma chamada na home do site sobre a soltura. A reportagem, escrita pelo correspondente do jornal no Brasil, diz que ele foi recebido efusivamente por apoiadores ao deixar a carceragem.

O texto fornece explicação jurídica para sua soltura e descreve brevemente sua trajetória, dizendo que ele liderava as pesquisas de opinião para a presidência em 2018 quando foi preso e citando a chamada “Vaza Jato” — série de reportagens do site The Intercept Brasil que indicam supostas irregularidades da Força Tarefa da Lava Jato e do atual ministro Sergio Moro quando era juiz dos casos da operação em Curitiba.

A reportagem do jornal britânico avalia que é provável que sua soltura incetive a polarização política no Brasil.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.