sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

RODRIGO MAIA DEFENDE REFORMA ADMINISTRATIVA

Redação - 06/11/2019 08:45 - Atualizado 06/11/2019

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu a proposta de emenda constitucional (PEC) prometida pelo governo e que deverá prever a reforma administrativa com mudanças relacionadas ao funcionalismo público. Em entrevista ao Jornal das Dez, da Globo News, nesta terça-feira (5), ele disse que acredita que o governo enfrente alguma resistência, mas se colocou a favor da medida.

“O governo vai enfrentar alguma dificuldade porque entrou em outros poderes. Entrou principalmente no Supremo (Tribunal Federal) e no Ministério Público. Já estamos ouvindo as críticas. Está tomando decisões sobre impacto de aumento, de progressão no Judiciário, principalmente”, disse o presidente da Câmara em alusão às críticas feitas pelo Procurador-Geral da República, Augusto Aras, que, na segunda-feira, criticou as propostas de redução das férias de 60 para 30 dias dos membros do MP, prevista na reforma administrativa, que ainda não foi entregue pelo governo.

Para Maia, mudanças no funcionalismo público são necessárias para corrigir distorções entre os salários pagos aos servidores e aqueles pagos a pessoas que exercem funções semelhantes na iniciativa privada.

“A gente vai vendo que os interesses particulares prevaleceram sobres os interesses coletivos e a soma dos interesses não compreende o interesse coletivo e o estado deve existir para atender ao coletivo […] As categorias mais relevantes dos três poderes conseguiram avançar nos últimos anos. A política tinha um certo temor do servidor público, foram dando poder, salário… Não é possível que num estado que paga salários até R$ 39 mil com a renda per capita de R$ 2 mil ainda ter o extra teto, o a sucumbência na AGU. Isso está errado”, declarou o parlamentar.

Foto: Cleia Viana/ Agência Câmara

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.