O Sindiplasba, sindicato patronal das indústrias de material plástico do Estado da Bahia, mobilizou as empresas do setor que farão a doação de 600 baldes e mil caixas plásticas, com capacidade de 40 litros, para apoiar na coleta das manchas de petróleo e resíduos das praias. Com o material, é possível coletar entre 40 a 100 toneladas por dia, a depender do número de reutilização dos recipientes. As caixas são mais seguras e manipuláveis por uma só pessoa, podendo serem empilhadas quando cheias, ou encaixáveis quando vazias.
Representantes da Marinha, do Ibama e da Prefeitura do Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari estarão presentes ao ato de doação, que será realizada nesta quarta-feira, dia 6/11, na Sede da FIEB, às 10h. De acordo com o presidente do Sindiplasba, o economista Luiz Oliveira, a emergência ambiental do derramamento de óleo tomou uma dimensão gigantesca e a coleta dos resíduos tem exigido um esforço muito grande dos órgãos governamentais e de cidadãos voluntários. Os sacos plásticos utilizados atualmente se rompem facilmente e colocam em risco a segurança e saúde do trabalhador ou voluntário.
A Bahia tem cerca de 220 indústrias plásticas, que geram mais de 40 mil empregos diretos/indiretos, estando localizadas principalmente em Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari, cujas praias foram afetadas pelo recente desastre ecológico das manchas de óleo.
Foto: divulgação