O pagamento do 13º salário deve injetar R$ 214,6 bilhões na economia brasileira até dezembro deste ano, segundo estimativa divulgada nesta terça-feira (5) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A quantia equivale a cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
O valor representa uma alta de 1,6%, na comparação com o montante injetado na economia no ano passado (R$ 211,2 bilhões), sem considerar a inflação.
Segundo o levantamento, cerca de 81 milhões de brasileiros receberão o rendimento adicional, pago aos trabalhadores com carteira assinada (incluindo os domésticos), aposentados e pensionistas da Previdência Social, União, estados e municípios.
Do total de brasileiros que devem ser beneficiados pelo pagamento do 13º salário, 49 milhões (61%) são trabalhadores no mercado formal e 30,5 milhões (37,7%) são aposentados ou pensionistas da Previdência Social (INSS).
Os aposentados e pensionistas do (INSS) já receberam a 1ª parcela do 13º salário. A segunda parcela será paga junto com o benefício de novembro, a partir do dia 25. (G1)
Foto: Reprodução/ Agência Brasil