sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

BOLSONARO AFIRMA QUE SITUAÇÃO DE ÓLEO NAS PRAIAS PODE PIORAR

admin - 04/11/2019 07:00 - Atualizado 04/11/2019

Ao comentar situação dos óleos nas prias do nordeste brasileiro, o presidente, Jair Bolsonaro afirmou que o vazamento foi criminoso e que manchas devem continuar chegando às praias porque “o pior está por vir “. “O que chegou às praias é uma pequena parte do que foi derramado”, afirmou o presidente sem explicar a origem dessa informação. “O pior está por vir, uma catástrofe muito maior que, ao que tudo parece, foi criminosa” .

Bolsonaro disse, em entrevista à rede Record, que “todos os indícios levam ao cargueiro grego” que, no entanto, nega ser o responsável . Também neste domingo, o Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio) anunciou a suspensão para visitação do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos . A medida será válida por três dias, e foi determinada após a detecção de manchas de  óleo  na região.

Em comunicado, o chefe do parque, Fernando Repinaldo Filho, afirmou que a proibição ao acesso do público do permitirá atividades de prevenção, controle e remoção do óleo, além de evitar riscos à saúde pública. A decisão pode ser prorrogada ou extinta, dependendo do eventual aparecimento de novas manchas de óleo.

Enquanto isso, assustados com a chegada do óleo a suas praias paradisíacas, moradores de Pernambuco se organizaram rapidamente para limpar o estado. Mas, duas semanas depois do esforço coletivo ter sido iniciado, com as praias já sem vestígios de óleo, eles temem que seja tarde demais para salvar a alta temporada do turismo , que se aproxima.

No sábado a Marinha do Brasil informou ter encontrado pequenos fragmentos de óleo em algumas localidades dentro do arquipélago de Abrolhos, área de maior biodiversidade do Atlântico Sul, onde está o parque nacional marinho que é berçário de espécies como a baleia jubarte e corais raríssimos, muito sensíveis ao material tóxico que vem contaminando as praias. (Veja aqui)

Foto: Zimel / Felipe Iruatã/Zimel Press

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.