O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 começa neste domingo a partir das 13h30 (horário de Brasília), para 5.095.308 candidatos. É o menor número de inscritos desde 2010 e, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 4,5 milhões deles já haviam checado seu local de provas até as 17h30 de sábado (2). Isso quer dizer que 11% dos candidatos ainda não sabiam onde fariam as provas até aquele horário. Os portões fecham às 13h de Brasília e as provas do primeiro dia serão de redação, linguagens e ciências humanas.
Local de provas do Enem
O endereço do local de prova está disponível no “Cartão de Confirmação da Inscrição” na Página do Participante do Inep (https://enem.inep.gov.br/participante/). Para acessar o cartão, basta fornecer o número do CPF e a senha cadastrada na inscrição.
Precisa levar o cartão de confirmação do Enem?
NÃO. Ele serve apenas para consulta do endereço exato onde você deve fazer o exame. Se você não puder imprimir o cartão em papel, pode anotar o endereço ou levá-lo no celular – ao entrar na sala de provas, será preciso guardar esses itens em um envelope lacrado, entregue pelos fiscais.
É obrigatório apenas:
Horário do Enem
Os horários divulgados pelo Inep seguem a hora oficial de Brasília. Mas o Enem é aplicado simultaneamente em três fusos diferentes. Veja o horário local de fechamento dos portões em todo o Brasil.
Conteúdo do Enem
redação
Nota do Enem
O gabarito oficial do Enem só será divulgado entre os dias 11 e 13 de novembro. Porém, o G1 fará a correção extraoficial de todas as questões, além de um programa ao vivo no início da noite deste domingo com professores prontos para comentar as provas e tirar dúvidas. As notas obtidas no Enem serão depois usadas pelos candidatos no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, que é a principal forma de acesso para vagas na rede pública de ensino superior. As notas também são aceitas em 42 instituições de Portugal.
Foto: Agência Brasil Reprodução