O presidente Jair Bolsonaro afirmou numa rede social que pretende investir em infraestrutura, possivelmente em ferrovias, o investimento de até US$ 10 bilhões no Brasil anunciado pela Arábia Saudita. Segundo Bolsonaro, ao chegar ao país, ele foi muito bem recebido pelo príncipe herdeiro, Mohammed Bin Salman. “Logo que cheguei, ele me falou: você não vai voltar amanhã sem levar nada para o Brasi”, disse Bolsonaro. “E conversou com o fundo soberano deles, de modo que estão garantidos US$ 10 bilhões para investimentos no Brasil”.
Segundo Bolsonaro, o príncipe afirmou que ele poderia escolher onde aplicar os recursos. “Vou conversar com os ministros sobre isso, tenho uma reunião com eles na próxima terça-feira, mas a princípio penso em infraestrutura”, disse o presidente. Afirmando que “iria fazer um agrado” ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, Bolsonaro disse que o plano do governo é ressuscitar o modal ferroviário no país.
Bolsonaro lembrou que o ministro assinou um contrato de concessão meses atrás, junto com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM-GO), para o setor. “Faltam mil quilômetros para concluir a Ferrovia Norte-Sul, que vai ligar o Maranhão, passando por Tocantins e Goiás, ao porto de Santos, em São Paulo. A previsão da conclusão da ferrovia é em um ano e meio”, acrescentou o presidente, mencionando que ramais da ferrovia vão se ligar a municípios produtores, ajudando no transporte de mercadorias.
Foto: HO / AFP