Mesmo contra quase todas as possibilidades, as expectativas para o movimento turístico no verão de 2020 foram pouco abaladas. As buscas por passagens para o verão em Salvador – com origens em aeroportos de todo o Brasil – cresceram 36% em outubro, em comparação com setembro. O número é emblemático por dois motivos: o mês de outubro ainda não acabou e as manchas de óleo chegaram à Bahia no dia 4.
As buscas por passagens para Ilhéus e Porto Seguro no verão também cresceram: 11% e 22% em comparação a setembro, respectivamente. Dos dois municípios, apenas Ilhéus também tem registros de manchas – o óleo chegou lá nos últimos dias.
Os dados fazem parte de um levantamento exclusivo do Kayak, buscador para localizar voos, hotéis, aluguel de carros e pacotes e de acordo com o que tem sido dito pelo trade turístico. A Associação Brasileira de Agências de Viagens – Seção Bahia (Abav-BA), por exemplo, informou que não identificou cancelamentos. “Não mudou nada. Não afetou”, garante o vice-presidente da entidade, Jorge Pinto.
Em Salvador, inclusive, a média de reservas para o verão tem se mantido nos mesmos parâmetros do ano passado, segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-BA), Glicério Lemos.
Foto: Revista Viagens e Turismo