sábado, 04 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

ESCOLA PÚBLICA DE LAURO DE FREITAS HOMENAGEIA AS GANHADEIRAS DE ITAPUÃ

Redação - 21/10/2019 16:18

Localizado próximo à comunidade quilombola Quingoma e à aldeia indígena Thá-Fene, no município de Lauro de Freitas (BA), o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dr. Djalma Ramos, no bairro de Vida Nova, inaugurou recentemente um museu homenageando as Ganhadeiras de Itapuã, em um projeto educativo voltado a crianças de 0 a 5 anos que valoriza grandes personalidades negras da história e da cultura brasileira.

O “Museu da Memória Ganhadeira” reúne objetos, instalações, fotografias, textos, indumentárias e referências da culinária, promovendo experiências lúdicas fundamentadas no legado ancestral do grupo de mulheres que atua no resgate, valorização e difusão da cultura afro-brasileira na Bahia.

O espaço integra o projeto “Um amor chamado… as Ganhadeiras”, que tem por objetivo promover o encontro das crianças com as narrativas e histórias de resistência e ancestralidade das Ganhadeiras de Itapuã. Na última sexta-feira (18), a escola foi palco do encontro entre integrantes do grupo e as crianças da escola – familiares, professores da rede municipal de Lauro de Freitas e representantes da comunidade quilombola Quingoma também estiveram presentes.

O evento contou com uma visita ao “Museu da Memória Ganhadeira”, apresentações artísticas das crianças do CMEI e uma roda de samba com as Ganhadeiras de Itapuã, que em 2020 terão suas histórias narradas pela Escola de Samba Viradouro no carnaval do Rio de Janeiro.

*Foto: Reprodução| Maria Pinheiro

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.