quinta, 19 de setembro de 2024
Euro 6.0512 Dólar 5.4272

OBRA SUSPENSA DO PORTO DE SALVADOR TRAZ PREJUÍZOS A TODOS, DIZ TECON

Redação - 17/10/2019 16:20 - Atualizado 17/10/2019

Em relação a suspensão das obras de ampliação do Terminal de Contêineres do Porto de Salvador (Tecon) nesta quarta-feira, a empresa emitiu nota afirmando que recebeu com perplexidade a notícia de que o juiz federal responsável pela ação civil pública acatou na quarta-feira, um pedido da Usuport – Associação de Usuários de Portos da Bahia para suspensão das obras de ampliação do cais. Segundo a nota, os associados da Usuport já manifestaram em assembleia, a importância da ampliação do terminal, mas a decisão do judiciário vai em sentido diametralmente oposto a essa manifestação.

“Acreditamos estar claro para todos que em função do crescimento dos navios de containers que atracam nos portos brasileiros, é necessária a ampliação do cais para atender embarcações maiores. Não há nenhuma dúvida que a área adjacente ao Tecon mostrou-se inviável técnica e e economicamente para um novo terminal justamente por não ter as dimensões mínimas para receber estas embarcações de grande porte. Depois de longos 3 anos e diversas análises da Antaq, União e TCU, foi autorizado o investimento da ordem de R$715M (valores de 2013) pela União, que inclusive decretou que esta obra é prioritária para o país”, diz nota.

Segundo a empresa, a suspensão da construção do cais a esta altura gera prejuízos ao Tecon, a União, ao Estado da Bahia e ao Município de Salvador e coloca em risco a conclusão de uma obra que já está 60% concluída e pode ser perdida. A nota termina afirmando que sem esta ampliação, o porto de Salvador deixaria de ser competitivo frente aos demais portos do Brasil e conclui dizendo que a decisão precisa ser cassada com urgência e que a Tecon está colocando todos os esforços e recursos em busca dessa solução.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.