O Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou levemente a previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deste ano, mas piorou a projeção para o desempenho da atividade econômica do país em 2020.
No relatório “World Economic Outlook”, divulgado nesta terça-feira (15), o Fundo passou a estimar um crescimento de 0,9% em 2019, uma ligeira alta de 0,1 ponto percentual em relação ao cenário traçado em julho. Para 2020, a expectativa do órgão é que o PIB avance 2%, uma queda de 0,4 ponto percentual em relação a previsão anterior.
O Fundo pontuou que, depois da retração do PIB no primeiro trimestre, a economia brasileira voltou a crescer nos três meses seguintes. A tímida melhora de cenário para a economia brasileira neste ano precisa ser colocada em perspectiva. Em janeiro, o FMI estimava que o Brasil teria um crescimento econômico de 2,5% neste ano.
O FMI também revisou as estimativas para o desempenho da economia global. Segundo o Fundo, o PIB mundial deve crescer 3% neste ano. Em relação ao relatório de julho, a projeção representa uma queda de 0,2 ponto percentual. Para 2020, o FMI estima que o mundo deve crescer 3,4%. (G1)
Foto: Mandel Ngan/AFP