A queda no volume do setor de serviços baiano em agosto frente ao mesmo mês de 2018 (-3,7%) foi resultado do desempenho negativo de três das cinco atividades investigadas no estado. Assim como já havia ocorrido em junho e julho, os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-8,2%) foram os que mais puxaram os serviços baianos para baixo em agosto.
O segmento sofreu a terceira queda consecutiva e tem o maior peso na estrutura do setor de serviços no estado. Os serviços de informação e comunicação (-2,4%) foram a segunda principal influência negativa. O segmento vem em quedas sucessivas na Bahia há mais de dois anos (desde junho de 2017). Por outro lado, os serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram a maior alta entre as atividades (3,2%) e foram os principais responsáveis por segurar a queda dos serviços baianos em agosto.
O segmento também tem peso importante na estrutura do setor, reunindo diversas atividades direcionadas às empresas (ligadas às áreas jurídica, contábil, de segurança, assessorias e consultorias em diversos campos, entre outras). O volume dos serviços prestados às famílias também cresceu na Bahia em agosto (2,1%), mostrando o quarto resultado positivo consecutivo.
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