Por João Paulo Almeida
Os servidores municipais de Salvador, em greve desde ontem (7), se reúnem em nova assembleia, hoje (8) a partir de 14h, na Praça da Inglaterra, no Comércio. Os trabalhadores decidiram deflagrar a paralisação no último dia 1º. De acordo com o Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindiseps), a adesão à greve é gradativa nos serviços de saúde, manutenção, recapeamento asfáltico e salvamento aquático. A diretoria sindical ainda espera aumento do número de servidores em adesão ao movimento.
Os trabalhadores protestam contra uma suposta “inércia” nas negociações, por parte da prefeitura de Salvador. Com data base no mês de maio, os servidores afirmam que ainda não tiveram qualquer aceno para que fosse apresentado um índice de reajuste salarial. O índice sugerido pelos trabalhadores na pauta de reivindicações foi de 13,34%, para servidores municipais ativos e funcionários das empresas públicas, assim como para aposentados e pensionistas.
Em nota enviada ao portal Bahia Econômica, o secretário de saúde do município Leo Prates afirmou que “apesar da paralisação dos servidores, os serviços da Saúde no município não foram afetados, e que todos os equipamentos estão funcionando normalmente.”