Friday, 18 de April de 2025
Euro Dólar

DE JULHO PARA AGOSTO, PRODUÇÃO INDUSTRIAL BAIANA TEM 3ª QUEDA CONSECUTIVA (-0,1%)

Redação - 08/10/2019 11:00 - Atualizado 08/10/2019

Em agosto, a produção industrial da Bahia manteve-se em queda (-0,1%) frente ao mês anterior, descontados os efeitos sazonais. Foi o terceiro recuo seguido nessa comparação (-3,4% de maio para junho e -1,5% de junho para julho). O desempenho da indústria baiana de julho para agosto foi pior que a média nacional (0,8%). O estado foi um dos 4 (de um total de 15 áreas investigadas) onde houve queda da produção industrial. Espírito Santo (-1,4%), Santa Catarina (-1,4%) e Rio Grande do Sul (-3,4%) também tiveram resultados negativos. Por outro lado, nessa comparação, a indústria cresceu mais no Amazonas (7,8%), Pará (6,8%) e em São Paulo (2,6%).

No confronto com agosto de 2018, a produção industrial da Bahia também recuou (-9,3%), mostrando o terceiro resultado negativo consecutivo (-8,6% em junho e -5,7% em agosto). O desempenho do estado foi pior que a média nacional (-2,3%) e só ficou acima dos verificados no agregado do Nordeste (-10,1%) e no Espírito Santo (-16,2%). Nessa comparação, a indústria caiu em 8 das 15 áreas investigadas, com destaques positivos para Amazonas (13,0%), Pará (12,8%) e Rio de Janeiro (4,5%).

Com o desempenho do mês de agosto, a produção industrial na Bahia acelerou seu ritmo de retração tanto no acumulado no ano de 2019, frente ao mesmo período de 2018 (-3,1%), quanto no acumulado em 12 meses (-1,6%). Em julho esses indicadores haviam ficado em -2,1% e -0,6% respectivamente. No acumulado no ano, o resultado é pior que o nacional (-1,7%), mas em 12 meses, ainda continua discretamente acima da média (-1,7%). O quadro a seguir mostra as variações da produção industrial brasileira e regional em agosto de 2019.

Foto:reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.