sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.8331

PREÇO DE PRODUTOS EM SITES MUDA CONFORME APARELHO USADO

Redação - 07/10/2019 08:28 - Atualizado 07/10/2019

Imagine que você está buscando um celular para comprar pela internet. Ao encontrá-lo a um bom preço, você manda o link do site para algum amigo em busca de uma opinião. Mas quando ele abre a página do site, ele vê um valor diferente do seu, embora seja o mesmo produto, vendido pela mesma empresa. Acredite, isso não se trata de um erro e é uma prática comum em alguns e-commerces. O nome dessa estratégia é preço dinâmico — e nós fizemos inclusive um teste real que você pode verificar no vídeo abaixo.

“Os sistemas usados tentam ler uma série de dados para identificar quem é aquele comprador e o quanto ele está precisando ou querendo aquele produto. E, ao descobrir informações sobre ele, as lojas podem variar o preço daquele produto, seja para incentivá-lo a comprar mais rápido ou até colocando um valor maior”, explica o professor Marcelo Coutinho, coordenador do mestrado profissional da Fundação Getulio Vargas (FGV).

O Valor Investe monitorou durante duas semanas três modelos de smartphones em cinco dos principais e-commerces do país. Foram eles o iPhone XS de 64 GB de memória (modelo mais novo da Apple vendido no Brasil), o Samsung Galaxy S10 de 128 GB de memória (modelo mais novo da principal linha da Samsung) e o Samsung Galaxy A30 de 64 GB de memória (smartphone mais vendido no Brasil neste ano).

Magazine Luiza e Casas Bahia mostraram variação de preços ao longo dos dias. Essa mudança também entra dentro da lógica do “preço dinâmico”, mas, segundo Coutinho, está mais relacionada às buscas e ao estoque de cada empresa. “Se aquele aparelho está sendo muito buscado, vendendo muito e o estoque caindo, eles sobem o preço”, afirma. Esse processo é automatizado pelos próprios sistemas, semelhante ao que acontece com as passagens. Porém, mesmo acessados de diferentes aparelhos, os preços dos produtos vendidos pelo Magazine Luiza e Casas Bahia continuaram os mesmos.

Já os sites Submarino e Americanas.com, ambos pertencentes ao grupo B2W, mostraram variação de preço não só ao longo dos dias, mas também se pesquisados em dispositivos diferentes.

Foto: Getty Images

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.