domingo, 30 de junho de 2024
Euro 5.8917 Dólar 5.5988

NOVA GERAÇÃO DA SOJA PREOCUPA PRODUTORES RURAIS DO BRASIL

Redação - 01/10/2019 14:30

Os produtores brasileiros estão cautelosos quanto à chegada ao mercado da terceira geração da soja transgênica, que é resistente ao herbicida dicamba, um agrotóxico utilizado no controle de plantas daninhas. O motivo são as reclamações de agricultores americanos sobre o produto. A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) afirmou que mais de 2.700 reclamações foram abertas nos Estados Unidos por sojicultores que não utilizavam a tecnologia “Intacta 2 Xtend”, mas foram afetados pelo dicamba aplicado em fazendas vizinhas.

A janela de plantio mais ampla no Brasil apresenta riscos que os agricultores norte-americanos não enfrentam, acrescentou a Aprosoja. Amplamente utilizado nos EUA, o dicamba foi descrito como um produto volátil e que pode facilmente ser espalhado pelo vento, comprometendo a soja não tolerante a ele, disseram produtores à Reuters. “O dicamba fica suspenso no ar, qualquer brisa leva esse produto muito longe, e isso causa uma toxicidade em outras sojas”, disse Cayron Giacomelli, agricultor e agrônomo. “Por isso, eu tenho medo dessa tecnologia.”

A Aprosoja solicitou aos agricultores que eles busquem informações com a Bayer a respeito do impacto do uso do dicamba, acrescentando que há herbicidas alternativos no Brasil. “Nos EUA, onde a tecnologia já foi lançada, as ervas daninhas são diferentes das existentes no Brasil. Lá o dicamba se constitui em ferramenta essencial”, afirmou a Aprosoja. A disputa entre produtores brasileiros de soja e Bayer, proprietária da Monsanto, se arrasta nos tribunais por causa da patente de outras gerações da soja transgênica.

Foto: Amanda Sampaio/G1 MT

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.