O último trimestre do ano, além de ser a etapa de vendas mais importante, concentra o maior volume de contratações temporárias do varejo, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas da Bahia – CDL Salvador. Juntas, a CDL Salvador e a FCDL BA (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Bahia) estimam uma geração de emprego de 5% a 6% maior do que o último trimestre do ano passado, considerando os períodos de outubro a dezembro.
“O sentimento é de otimismo, com a obtenção de índices ainda maiores, devido ao impacto que as medidas e reformas previstas pelo Governo Federal vão exercer no setor”, explica o presidente da FCDL Bahia, Pedro Failla.
De acordo com a pesquisa, os setores de logística e comércio são os que mais aquecem as contratações temporárias. Os principais contratantes são shoppings, que têm necessidade de funcionamento todos os dias, inclusive domingos e horário estendido. Já os setores que mais empregam são os de roupas e calçados, alimentos, enfeites, brinquedos, móveis, eletroeletrônicos, perfumaria e cosméticos. Os cargos mais procurados tradicionalmente são das áreas de vendas, informática, marketing, limpeza, distribuição e atendimento.
Foto: Márcio Silva